domingo, 27 de junho de 2010

OS DOIS LADOS DA GLOBALIZAÇÃO



Em relação à globalização, cada um tem uma opinião própria. Por uma lado, ela beneficia porque trás a modernidade digital, eletrônica e urbana até nós. Ela amplia o conhecimento pela (cada vez mais popular e poderosa) INTERNET, e permite a comunicação entre todos os povos e civilizações de cada canto do planeta. Hoje, vivemos num mundo tão globalizado, que temos acesso a informações, produtos, comidas, tudo que se possa imaginar de qualquer parte do mundo, tudo tão perto, ao alcance de nossas mãos.
Mas, por outro lado, a globalização ainda está beneficiando somente os países mais poderosos do mundo. Ainda no século XXI, nós temos grandes desigualdades econômicas, tecnológicas e sociais. O Primeiro Mundo desfruta de Tecnologia, riqueza e conforto, enquanto o Terceiro Mundo ainda enfrenta problemas sociais de séculos e até mesmo milênios atrás.

Os dois lados da globalização
Fórum Econômico Mundial: pobres acreditam mais nos benefícios, diz pesquisa 
NOVA YORK - A maioria das pessoas ao redor do mundo acredita que a globalização vai aumentar seus padrões de vida. Este é um dos resultados da pesquisa realizada com 25 mil pessoas em 25 diferentes países, divulgada ontem (01/FEV/2002) no segundo dia do Fórum Econômico Mundial. De acordo com a enquete, entretanto, grande parte dos entrevistados acha também que a globalização vai aumentar a pobreza mundial.

No total, 60% das pessoas acreditam que a globalização vai melhorar a qualidade de vida de suas famílias. Entre os cidadãos das nações mais ricas, 62% acham que o fenômeno não irá beneficiar tanto os pobres. Paradoxalmente, 52% dos entrevistados nos países mais pobres do mundo supõem que os benefícios chegarão a eles.
Entre os latino-americanos, os venezuelanos (82%) são os maiores crentes nos benefícios da globalização. Em seguida, vêm os mexicanos (69%), brasileiros (62%) e chilenos (60%). Ao contrário, a visão dos argentinos é uma das mais negativas da pesquisa.

FONTE: Portal eletrônico  JBONLINE (ECONOMIA) [02/FEV/2002

A globalização, na realidade, só amplia a riqueza das nações desenvolvidas e empobrece as que dependem de produtos vindos dessas potências. Mas também, de fato, não podemos deixar de lado as reais vantagens trazidas pela globalização, que foram citadas logo no começo dessa postagem (em relação à diversidade mundial de informações e culturas) e , com isso, as opiniões ficam divididas entre esses dois lados benéficos e maléficos da globalização. 

Um comentário: